fbpx

O que são vigas de concreto e como fazê-las

Muito usadas nas construções, as vigas de concreto são ite

Muito usadas nas construções, as vigas de concreto são itens importantes na hora de sustentar uma casa. No entanto, quem não é do ramo pode ter dúvidas sobre como ela funciona, de que modo é feita e os cuidados necessários para garantir a segurança da sua obra.

Você também tem dúvidas sobre esse tipo de estrutura? Continue lendo este artigo e aprenda mais sobre o assunto!

O que são vigas de concreto?

As vigas são elementos estruturais das edificações, geralmente horizontais, e usadas no sistema laje-viga-pilar, ajudando a transferir os esforços verticais recebidos da laje para o pilar ou ainda para transmitir uma carga concentrada (caso trabalhe como apoio a um pilar) as chamadas vigas de transição, muito utilizadas em garagens.

Assim, podemos resumir que a viga é um elemento que ajuda a transferir o peso das lajes ou dos demais itens construtivos (como portas e paredes) para os pilares.

Na maioria das vezes, as vigas são posicionadas acima das paredes e entre dois pilares, contando com a mesma largura da parede sem revestimento (é isso que ajuda a deixar as vigas “escondidas” quando a casa é finalizada). Existem larguras mínimas definidas pelas normas técnicas de projeto e construção. Por isso, conte sempre com a orientação de profissionais habilitados para elaboração de projetos de arquitetura e projetos estruturais.

A resistência de cada viga pode variar, dependendo, principalmente, da altura. Assim, quanto mais alta ela for, mais resistente será.

Importância da viga

Como você viu, as vigas têm um papel extremamente importante em uma obra e, junto dos outros elementos, ajudam a distribuir o carregamento e dar maior estabilidade à construção.

É o sistema mais tradicional de transferência de carga das lajes aos pilares. Por isso, é essencial calcular muito bem as tensões, as distribuições das cargas e suas dimensões.

Como as vigas de concreto são feitas?

Como fazer vigas de concreto

ANTES DE INICIAR A CONSTRUÇÃO DAS VIGAS DE CONCRETO É IMPORTANTE CONFERIR AS MEDIDAS E AS POSIÇÕES ESTABELECIDAS PELO ENGENHEIRO RESPONSÁVEL.

O primeiro passo é definir corretamente o posicionamento e as medidas das vigas, algo que deve ser realizado pelo engenheiro responsável, respeitando-se as medidas e especificações do projeto estrutural.

Outro ponto importante diz respeito aos dutos e eletrodutos que não devem passar pelo meio das vigas – apenas quando isso estiver detalhado no projeto estrutural. Isso porque, além de reduzir a seção de concreto, essa carga extra poderá prejudicar a resistência da viga e a estrutura da sua obra. Na sequência, é preciso amarrar a armação das vigas, preparadas anteriormente em cavaletes, à armação dos pilares, conferindo se tudo está bem preso.

As formas também devem estar bem firmes, niveladas (alinhadas horizontalmente) e aprumadas (alinhadas verticalmente). Esse passo é importante para garantir que depois que o concreto for aplicado, não existam vazamentos.

Somente quando as formas e armações forem posicionadas, é que o concreto poderá ser aplicado. É possível usar o concreto comprado pronto (usinado) ou misturado na própria obra. Quando for aplicá-lo, garanta que o concreto esteja homogêneo e pastoso.

O período de secagem é, em média, de dez dias. Se houver necessidade de adiantar a desforma das peças, pode-se utilizar um concreto que apresente maior resistência inicial. Uma maneira de conferir se o concreto está seco é olhando a sua aparência, que deverá apresentar uma cor homogênea e sem furos.

Siga o passo-a-passo ao fazer as vigas de concreto para que elas fiquem resistentes.

É IMPORTANTE SEGUIR CORRETAMENTE O PASSO-A-PASSO AO FAZER AS VIGAS DE CONCRETO PARA QUE ELAS FIQUEM RESISTENTES. FONTE: DR FAZ TUDO

É importante seguir corretamente o passo-a-passo ao fazer as vigas de concreto para que elas fiquem resistentes. Fonte: Dr Faz Tudo

Cuidados com as vigas de concreto

Essa etapa é muito importante em qualquer obra. Por isso, deve-se sempre contratar um engenheiro calculista para elaborar o projeto estrutural.

O profissional será responsável por analisar a planta baixa desenvolvida pelo arquiteto e reunir todas as cargas, compondo assim, o cálculo exato das estruturas necessárias, garantindo a segurança de quem for usar a construção depois de pronta.

Além disso, é muito importante saber escolher corretamente os materiais. Veja algumas informações importantes.

Armação de aço

As armações das vigas são diferentes das armações dos pilares, pois são peças que trabalham de forma diferente dentro de uma estrutura. Por isso, geralmente as armações das vigas são preparadas na própria obra.

É possível comprar esse material de várias formas:

  • armação pronta: é uma maneira de economizar, já que as armações são cortadas, dobradas e identificadas previamente em indústrias próprias, de acordo com o projeto estrutural;
  • cortar e dobrar na obra: você comprará os vergalhões no tamanho padrão de 12 metros e o pedreiro deverá cortar, dobrar e amarrar na obra também seguindo o projeto estrutural.

Concreto

A resistência do concreto deverá ser especificada no projeto estrutural e nunca deverá ser menor do que 20 MPa. No caso de utilizar o concreto usinado (pronto), garanta que a concreteira realize os testes de resistência e que o prazo de vida útil do concreto (150 minutos) seja respeitado (lembrando que, depois desse período, o concreto começa a perder resistência e plasticidade).

Já para quem for fazer o concreto na obra, a dica é conferir se o pedreiro usou a proporção certa de areia, cimento, pedra e água (que deve ser de acordo com o descrito na carta de traço). O cálculo do volume de concreto deverá considerar o volume de cada viga (m³), para depois realizar a soma do volume total.

Além das vigas de concreto, existem outras possibilidades, como metálica ou de madeira. O importante é sempre buscar orientações com o engenheiro responsável, já que ele saberá qual material é mais recomendado para a sua obra.

Gostou de saber mais sobre as vigas de concreto? Aproveite os comentários para enviar suas dúvidas sobre o tema.